Relacionamento tóxico não é só namoro

Precisamos conversar sobre “relacionamentos tóxicos” e desmistificar a ideia de que eles só existem entre casais, isso não é  verdade e a gente precisa começar a falar sobre isso.
Mas o que seria um relacionamento tóxico? Bom, resumindo, todo e qualquer relacionamento que desestabiliza nosso psicológico, nossa saúde emocional…
E sim, muito presente nos relacionamentos entre casais, no entanto, eles também se manifestam  em outras relações pessoais, falemos sobre elas:

1- Família:

É saudável ter em mente uma coisa: família é uma construção social. Não podemos romantizar família só porque são pessoas que partilham da mesma genética e sobrenome. Familiares também podem ser tóxicos e, estou a dizer, não só em relação a primos, tios, maridos e “parentes de terceiro grau”, eu falo de pai e mãe também. Já ouviram falar de mãe narcisista? De pai abusivo? Pois é!
Se você se sente constantemente cansado, exausto, desmotivado e insuficiente perto de algum familiar, bem, isso pode estar sendo fruto sim de uma relação tóxica.
Nem todas as famílias são iguais aos comerciais de margarina, a gente precisa admitir isso. Há pessoas – com mais frequência que se imagina – que vivem relacionamentos familiares desgastantes. Pai e mãe que impõe vontades aos seus filhos e não dão ouvidos as vontades do próprio (saibamos distinguir birra adolescente de questões realmente relevantes), pais que constantemente despejam excesso de culpa sobre os filhos, que não há reciprocidade quando a questão é afeto e cuidado.
Familiares que são verdadeiros vampiros emocionais. É como se eles vivessem em uma relação intensa de poder. Ter familiares tóxicos pode afetar severamente a nossa qualidade de vida. Mas, claro, ninguém vai “cortar os laços” pra sempre, porém afastar-se um pouco de tais pessoas é essencial para a saúde, isso é real e não podemos tratar como tabu porque “família é sagrada”, família vai além de questões sanguíneas.

20180806_235651_0001.png

2- Amizade:

Vocês nunca ouviram aquela frase clichê porém muito realista? É algo tipo assim “Às vezes precisamos sacudir a árvore da amizade para que as podres possam cair”, NÓS PRECISAMOS.
Existem muitas amizades fundamentadas em lembranças ainda, sabe? Um dos youtubers que acompanho e gosto muito  disse uma frase que exemplifica muito bem isso que quero dizer:

Se as amizades do presente precisam de lembranças do passado para se manterem vivas, não são mais amizades. (Fred Elboni)

Às vezes nós temos boas lembranças com alguns amigos, mas agora são apenas lembranças e no momento esses mesmos amigos podem não ser uma boa companhia. São pessoas que nunca te apoiam, que só criticam, não te elogiam quando você conquista algo, “amigos” que enquanto você deu uma evoluída seja em termo de cultura, leitura, viagem e visão de mundo, continuam eles com piadas machistas, preconceitos e uma série de comportamentos e pensamentos retrógrados que não te fazem bem, que aquela áurea não combina mais com a sua. Afaste-se!
É claro que o respeito continua (sempre), mas ao invés de se desgastar e ter medo da solidão ou qualquer sentimento do tipo, saiba que sua companhia carregada de autoconhecimento e paz é melhor do que qualquer confusão infundada, qualquer amizade meia-boca.
Amizades também podem ser tóxicas.

c06dcfc461862aac9868e7268dc2e9a08a95a4f4_hq

3- Trabalho:

Sim, existem relações tóxicas no trabalho e elas podem vir desde o seu chefe até o seu colega de trabalho. No trabalho as relações tóxicas conseguem ser mais difíceis de “aturar” até certo ponto, já que são pessoas as quais não temos nem laço sanguíneo e nem lembranças boas pra guardar, no entanto, existe o famoso e endiabrado (risos) do “dinheiro” envolvido ali.
A questão é que o ambiente de trabalho pode se tornar exaustivo quando simples conversas se tornam hostilidade, quando simples atividades tornam-se motivo de contendas e horas e horas de insatisfação, quando você se sente sobrecarregado quando não deveria, pois existe um motivo para tal sentimento e o motivo às vezes é uma pessoa. A pessoa que explora e manipula você.
Tente limitar sua exposição ao máximo a esse tipo de pessoa e procure um novo emprego, faça isso em silêncio e quando for hora, saia sem medo. Relações tóxicas nos consomem, nos fazem perder nossas melhores intenções e adquirir comportamentos que não nos são característicos, além de nos fazer ficar se questionando e duvidando do nosso próprio potencial.

pessoas-toxicas-3-696x364

A dica é: Fique próximo de onde o afeto, o respeito e o cuidado são recíprocos em qualquer relação. Não hesite! Cuide de você sempre!

6 comentários Adicione o seu

  1. Igorpereira15 disse:

    Parabéns pelo post. Certamente quando aprendermos a nos valorizar, nossa vida será facilitada.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Maby Ferreira disse:

      É aquilo de Amor-próprio, né?!
      Abraços! 🙂

      Curtido por 1 pessoa

      1. Igorpereira15 disse:

        Exato, por muito tempo nossas cabeças trabalham contra nós.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Maby Ferreira disse:

        infelizmente… :/

        Curtido por 1 pessoa

  2. Thais Felicia disse:

    Um post muito necessário, precisamos nos atentar a essas questões. Devemos nos afastar de pessoas que amargam nossas vidas. 😦

    Curtido por 1 pessoa

    1. Maby Ferreira disse:

      Exatamente, Taís!
      No final das contas só temos a nós mesmos, cuidar de gente é primordial!

      Beijos! ♡

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s