Preserve sua autoestima #dicas

A autoestima não é só sobre tirar selfie e sentir-se bonito. Essa é a famosa autoestima de mercado, sabe? É quando a influencer vai lá usando rímel, preenchimento labial, extensão de cílios, cabelos devidamente hidratados com os melhores produtos do momento, numa vista linda de morrer usando câmera de IPhone e posta selfie com legenda que diz pra você se aceitar e se amar naturalmente, poxa, naturalmente… E você é claro, sente que nunca é boa o suficiente, mas algo dentro de si está inquieto e desconfortável.

Pergunta rápida, não pense muito: A sua autoestima já caiu tanto a ponto de você desistir de sair por sentir vergonha?

Hm. A minha sim.

Bom, tá aí. A autoestima não é mesmo só sobre sentir-se bonito, é sobretudo, sobre tomar decisões difíceis de serem tomadas porque é bom para nós. É sobre ter coragem. Coragem de assumir o que pensa, de saber que está constantemente aprendendo e por isso não sabe de tudo, que o tempo do outro é diferente do seu, coragem de ser o único na mesa sem ter conseguido entrar na universidade ou ter a casa própria (e você tem suas razões e motivos), coragem de saber que a vida não é um conto de fadas, coragem de assumir escolhas e conviver com elas, mas também de desistir, autoestima requer coragem sempre porque tomar decisões nos guia e essa é a ousadia que o caminho autoestima requer.

Como alcançá-la? Bom, isso é um exercício diário, não sou nenhuma profissional neste assunto, tão pouco a melhor pessoa pra falar sobre, mas acho que tenho algumas dicas legais.

1 – Não leve críticas como verdade absoluta:

B58CE331-655F-49CD-81EA-1DEC9B9C22BC.gif

Ao receber uma crítica pense e reflita sobre ela, pondere e chegue a uma conclusão: Será que faz sentido? Ou será que essa pessoa está apenas querendo exercer poder sobre mim? Não leve as críticas como uma verdade, pense se aquilo foi dito pra auxiliar no seu crescimento, se realmente é construtivo ou não. Se alguém crítica seu jeito “você sorri demais, deveria maneirar”, “você fala muito, fica calado” etcetera saiba que isso é traço de personalidade e que personalidade é importante, é único. Se alguém diz que você não é bom em determinada coisa, analise: Por que? Será que faz sentido? Se enxergue e admita a sua verdade, que às vezes pode ser boa ou não, e tá tudo bem.

2 – Aprenda a dizer não:

5A78FCFF-C992-4290-887F-4639245C793D

Aprender a respeitar nossas vontades é um exercício muito difícil porque estamos querendo constantemente agradar, muitas vezes colocamos o outro na nossa frente e isso não é saudável, é importante ser solidário obviamente, mas também é importante dizer não quando a gente quer, porque a gente não pode abraçar o mundo e esquecer que faz parte dele e cuidar-se é essencial pra se sentir confortável na própria pele, nos seus dias, nos dias do outro… É importante dizer não e não se sentir culpado por isso.

3 – Se cerque de pessoas boas:

EE89FA5B-8FC0-4C39-907D-1898A6A2612D

É aquela história que eu sempre falo por aqui, fuja de pessoas tóxicas. Relacionamentos tóxicos são um dos principais contribuintes para o nosso mal-estar, aprenda a dizer adeus a pessoas e situações que inferiorizam você. Fique perto de pessoas que são gentis, tem empatia – não só com você mas com todos que a cercam – que tem opinões serenas sobre o mundo, que está sempre disposta a ser um alguém bom. Fique perto de quem te dá espaço e abertura pra falar, rir e sonhar ingenuamente, pra emitir suas opiniões e não diminuí-las, mas que seja alguém que te escute de verdade, com carinho. Alguém que seja simples.

4 –  Seja a sua verdade:

F2705F95-0003-4585-9E18-476B921BB836

Não tente mudar aquilo que você é pra aguardar os outros, também sei que a gente nunca vai agradar a todos, no entanto, seja uma boa pessoa e confie nos seus ideais, fale o que pensa de verdade sobre qualquer coisa, fique alegre quando o momento pedir alegria e triste quando assim também se sentir, seja verdadeiro. Diga a sua verdade, seja espontâneo, não tente jamais ser o que não é, a sua beleza está exatamente na sua particularidade.

5 – Sonhe:

6DB989F5-D953-4839-9FC0-A13B7E18DFD7

Sonhar é sempre um ótimo remédio. Planeje, crie, invente, se organize para realizar seus sonhos. Quem sonha vive mais feliz porque sonhar é se apaixonar pela vida, fique em contato com a arte: música, filmes, pintura, dança. Ouvi uma frase que dizia que quem não ama a arte não ama a vida, achei justa. A arte vem do sonho, sonhar é deixar a chama acessa e enquanto ela queimar, haverá razões para continuar acreditando. Sonhe.

[todas as imagens foram retiradas do pinterest.]

11 respostas para “Preserve sua autoestima #dicas”.

  1. Avatar de O Miau do Leão

    Eu já notei 2 tipos de pessoas na rede social.
    – A q está sempre a fazer selfies. Parece querer aprovação, se sentir elogiada(o).
    – A q nunca mostra fotos, nem mesmo no perfil. E sinto q tb são pessoas com problema de autoestima.

    O q vc acha?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Maby Ferreira
      Maby Ferreira

      Concordo, Miau! A segunda pessoa, acredito que:
      a) Ela está cercada de pessoas que a julgam constante – jeito e aparência;
      b)Consome muito material midiático, ou seja, só vê o padrão de beleza e sente que nunca é suficiente (n vê pessoas reais), só a perfeição, daí sente vergonha de si mesmo;
      c) se vê como alguém perfeccionista que diz que só vai tirar foto quando for “no ambiente tal”, “com roupa x” e “celular y”, diz ainda que não gosta muito de rede social – mas a gente sabe que no fundo não é bem isso, senão nem teria instalado o aplicativo.
      É basicamente o que eu acho! Meu deus, desculpa o textão, acho que foi um pouco demais. rsrsrs…

      Abraços! ^^

      Curtido por 1 pessoa

      1. Avatar de O Miau do Leão

        Não é “textão” qdo é direto e útil.
        Concordo com todas as letras: a,b e c.
        E gostei muito do ítem b, porque observo muito consumo de imagem.
        Obrigada!

        Curtido por 1 pessoa

      2. Avatar de Maby Ferreira
        Maby Ferreira

        Eu que agradeço, sua presença e questionamentos por aqui! 🙂

        Curtir

  2. Avatar de estevamweb

    Parabéns pelo post. Atual e necessário. .👏👏👏

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Maby Ferreira
      Maby Ferreira

      Muito obrigada, Estevam! Muito feliz que ajudo! ☺️

      Curtido por 1 pessoa

  3. Avatar de Isa
    Isa

    É difícil viver nesses tempos de perfeição, a gente se cobra demais.
    Obrigada pelo post, muito importante.
    Sério.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Avatar de Maby Ferreira
      Maby Ferreira

      Isa, você realmente foi no ponto da coisa. Grata pela leitura e pelo Feedback! ☺️ ^^

      Curtir

  4. Avatar de Mayara Freire
    Mayara Freire

    Adorei o texto! Super necessário e com dicas “””fáceis””” de serem seguidas e se me permite, deixaria só mais uma dica: Façam terapia! Isso ajuda muuuuuuuito a entender de onde vem tudo isso e a por em prática tudo isso também.

    P.s. a arte me salvou e salva todos os dias ❤️

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Maby Ferreira
      Maby Ferreira

      Ah, a boa e velha terapia!! Tão importante. Eu não sei como funciona em outras cidades, mas aqui no interior geralmente há atendimento gratuito, em capes ou UPAs, tem a pequena burocracia de ir até o médico da UBS do seu bairro, pedir ao médico um encaminhamento e thãram. Mas, quem tem dinheiro, não hesite! Façam terapia o mais rápido que puder.

      E sejam arteiros, né ? hahaha mexam com arte, respirem arte… (façam q nem a Maya que desenha por terapia) rs ✨💛

      Curtido por 1 pessoa

      1. Avatar de Mayara Freire
        Mayara Freire

        Tem também (a depender da região) as faculdades/universidades que ofertam o curso de psicologia também abrem vagas para pessoas que queiram se consultar com formandos. Também é uma opção pra galera que não pode pagar.

        Curtir

Deixe um comentário

I’m Renata Fernandes

Sou a Renata Fernandes, uma alma inquieta de 27 anos, cuja jornada começou nas terras tropicais do Brasil no agreste pernambucano e me levou a aportar em Lisboa, Portugal, moro na Europa há dois anos. Sou uma eterna apaixonada por viagens, e línguas, sempre estou buscando novas experiências e culturas para enriquecer minha visão de mundo.
Com uma formação em licenciatura em letras, encontrei no universo dos livros minha grande paixão. Aqui no meu cantinho, pretendo compartilhar não só minhas aventuras pelo mundo, mas também as histórias que me encantam e emocionam nas páginas dos livros que leio.

Seja bem-vindo(a) ao meu mundo literário, onde cada página é uma viagem para a imaginação!”

I’m Mabi Ferreira

Sou a Mabi Ferreira, uma mulher de 28 anos que chama lar o caloroso sertão pernambucano. Minha paixão pelas palavras, segui o caminho da licenciatura em letras e hoje sou uma professora de língua portuguesa, e pós-graduada em psicopedagogia institucional e clínica. Como uma típica escorpiana, prefiro observar atentamente antes de agir, absorvendo cada detalhe do ambiente ao meu redor. Sou uma amante fervorosa da cultura, encontrando beleza e significado em cada manifestação artística e tradicional. E, claro, não há prazer maior para mim do que saborear um delicioso sorvete em uma tarde ensolarada.

Seja bem-vindo ao meu mundo, onde a educação, a cultura e os pequenos prazeres da vida se entrelaçam em uma jornada de aprendizado constante.