Um tempo para as pequenas coisas

Okay, aqui vai um post com atividades bem prazerosas e, melhor, ao alcance da gente num estalar de dedos.

Garanto que fazer pelo menos uma dessas atividades na sua semana irá te render uma energia inebriante, uma sensação de paz e felicidade instantânea.

1- Caminhar na natureza (ou pelo menos perto):

Muita gente tem ficado cada vez mais enclausurada em casa, no trabalho, na “internet” etc e isso pode até soar clichê (já está que eu sei), mas contemplar a beleza dos fenômenos naturais é uma sensação que não se pode deixar de lado. Desafio você a sair pra contemplar as flores, o canto dos pássaros pela manhã (manhãzinha mesmo) ou observar um pôr do sol, um céu estrelado, o barulho do mar e as ondas batendo nas rochas (pra quem vive no litoral), só contemplar (por que não se exercitar também?!). Ah, vai! Na sua cidade tem pelo menos uma pracinha arborizada e cheia de florzinha.

P.S.: Costumo fazer isso com fones de ouvido e música, pra mim, fica ainda melhor.

2-  Tenha conversas profundas com seus amigos:

Marcar aquela tarde/noite com os amigos é sempre adorável, não importa se só tem um ou dois, o que importa é ter um amigo e ser ao vivo e a cores (é sério, viu?), você se lembra da sensação? A sensação de conversar com seu melhor amigo e de repente estarem travando conversas tão galácticas, conversas que só são possíveis quando você está com alguém em uma mesma sintonia?! Pois é! É sempre bom juntar as paranoias, os traumas, as referências, os debates, as gargalhadas e os sonhos com nosso “mais que amigos, friends!” (manjada, eu sei! não resisto).

3- Faça algo mesmo que você ache que não é bom nisso: 

Já fez alguma coisa por hobbie? Aquilo de fazer mesmo sem achar que “prestasse”? Se não fez, deveria.

O barato de fazer uma coisa inusitada, é fazer por diversão. Eu mesma, não acho que escrevo lá essas coisas, mas adoro fazer isso porque me entretém e faz minha imaginação voar. Você não precisa ser um Renoir,  Gogh ou Tarsila pra se jogar na pintura (inclusive, estou testando aquarelas e é MUITO terapêutico e divertido), você não precisa ser um aspirante a artista renomado pra tentar qualquer coisa que aflore sua sensibilidade e desperte diversão. Vai lá, deixa de bobagem!

4- Leia livros e assista filmes:

Clássica. Talvez a que não seja tão descartada por vocês, mas é sempre bom lembrar que um bom livro ou um bom filme tem um poder enorme de nos proporcionar prazer e sabedoria.

Como sei que é mais fácil… Vou tomar a liberdade de deixar cinco filmes que são ótimos pra despertar a sensibilidade e são uns dos meus favoritos.

>1- Na natureza selvagem (sobre o sentido da existência, viagens etc) 2- O fabuloso destino de Amelie Poulain (Sobre o amor)  3- Frances Ha (sobre sonhos) 4- Uma beleza fantástica (sobre amizade) 5- Mesmo se nada der certo (Sobre música e perdas).<

5- Cante alto e dance loucamente:

Okay, esse não precisa de platéia, só de você e sua empolgação (ou se você for que nem eu que espera as festinhas pra dançar igual boneco de posto, beleza!). Colocar os fones e deixar sua música favorita no último volume é a receita certa para o show começar (pode até ser embaixo do chuveiro, ok), o importante é se permitir ser contagiado pelo simples fato de poder cantar a todo pulmões e dançar porque a sensação é ótima. Lembre-se, você tem um corpo em funcionamento e isso é um milagre da vida. Aproveite!!!

6-  Faça fotografias:

Que tal começar  a documentar o cotidiano? Tirar fotografias só pra captar os detalhes, os dias bonitos e as pessoas que ama? A beleza das pequenas coisas… Já pensou, lá na frente você terá um punhado de retratos de uma época que trouxe inúmeros aprendizados e belezas. Vai lá, usa mesmo o celular ou uma câmera de última geração, o importante é clicar.

7- Abrace quem você ama:

Isso vale desde sua mãe até seu animalzinho de estimação. Um abraço de quem a gente ama pode apaziguar um coração revolto, uma mente perturbada, um dia caótico… (confesso que preciso melhorar isso, não sou muito de abraços, mas já senti os benefícios deles haha), então tá esperando o quê pra abraçar alguém inesperadamente?

8- Cuide de você mesma:

Por último, mas não menos importante. Cuidar de nós mesmos é algo que não devemos deixar de lado N-U-N-C-A. Averiguar sempre como anda sua saúde, cuide da sua alimentação, tire um dia na semana só pra se cuidar (SPA, relaxar, tomar chá, ler Gibi, assistir talk show, testar uma nova cor, tomar sorvete, fazer brigadeiro…), BEBA MUITA ÁGUA, vá a festas, dê presentes pra si mesma e por aí vai.

Bom, é isso! Desejo dias abençoados! ♡

Deixe um comentário

I’m Renata Fernandes

Sou a Renata Fernandes, uma alma inquieta de 27 anos, cuja jornada começou nas terras tropicais do Brasil no agreste pernambucano e me levou a aportar em Lisboa, Portugal, moro na Europa há dois anos. Sou uma eterna apaixonada por viagens, e línguas, sempre estou buscando novas experiências e culturas para enriquecer minha visão de mundo.
Com uma formação em licenciatura em letras, encontrei no universo dos livros minha grande paixão. Aqui no meu cantinho, pretendo compartilhar não só minhas aventuras pelo mundo, mas também as histórias que me encantam e emocionam nas páginas dos livros que leio.

Seja bem-vindo(a) ao meu mundo literário, onde cada página é uma viagem para a imaginação!”

I’m Mabi Ferreira

Sou a Mabi Ferreira, uma mulher de 28 anos que chama lar o caloroso sertão pernambucano. Minha paixão pelas palavras, segui o caminho da licenciatura em letras e hoje sou uma professora de língua portuguesa, e pós-graduada em psicopedagogia institucional e clínica. Como uma típica escorpiana, prefiro observar atentamente antes de agir, absorvendo cada detalhe do ambiente ao meu redor. Sou uma amante fervorosa da cultura, encontrando beleza e significado em cada manifestação artística e tradicional. E, claro, não há prazer maior para mim do que saborear um delicioso sorvete em uma tarde ensolarada.

Seja bem-vindo ao meu mundo, onde a educação, a cultura e os pequenos prazeres da vida se entrelaçam em uma jornada de aprendizado constante.